Publicado por: Katarine Rosalem | 22/07/2009

Prosa Notícias

Literatura em discussão no Mercado São Sebastião

 
Katarine Rosalem

 

O Mercado São Sebastião vai se transformar por dois dias em um verdadeiro “Mercado Literário”, no próximo final de semana, dias 24 e 25, em Jucutuquara, Vitória.
Nove escritores vão participar das duas noites de evento: Jeanne Bilich, Beatriz Abaurre, Carlos Tourinho, Maurício Abdalla, Kátia Bobbio, Ana Laura Nahas, Miguel Marvilla, Márcia Selvátice Tourinho e o escritor mirim, Gabriel Verdan.
Eles irão fazer leituras de textos próprios, para mostrar que nossa literatura tem qualidade e não está abaixo do que é produzido em outros estados do país.
A idéia é realizar um grande encontro entre escritores e interessados em literatura, promovendo o acesso a novos talentos da literatura brasileira e o intercâmbio de conhecimento e propostas entre público e literatos.
O curador do encontro é o contista, jornalista e diretor de espetáculos, Jace Theodoro.
“Vou fazer uma abertura com um texto meu que fala sobre o processo criativo, de ter a palavra como guia. Costumo definir como uma crônica em pé, como se fosse uma conversa”, revela Theodoro.
O espaço destinado ao encontro é de 548 metros quadrados. Haverá ainda um mini talk show, cujo foco será o processo criativo de cada um.
“O Mercado Literário traz um grupo eclético de convidados, de pessoas que representam muito bem a literatura produzida aqui no Espírito Santo, que é de excelente qualidade. Com esse evento, nós queremos fomentar a cena literária de Vitória e incentivar a leitura”, diz o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.
O evento ainda terá música, teatro, circo e gastronomia. Na sexta-feira (24), apresentam-se a Companhia de Circo e Teatro Capixaba, com o espetáculo O pequeno circo e outras criaturas, e a banda de rockabilly (o mais puro rock’n’roll, aquele da fonte original feito lá nos anos 50) Viva Las Vesgas, com participação especial do gaitista Jefferson Gonçalves.
No sábado (25), entre uma conversa e outra com os escritores, apresentam-se o grupo O 15 de Poesia e a cantora Elisa Alves.

O escritor mirim Gabriel Verdan de Souza será destaque. Ele lançou recentemente, "As Histórias de Biel", livro de pequenos contos.

O escritor mirim Gabriel Verdan de Souza será destaque. Ele lançou recentemente, "As Histórias de Biel", livro de pequenos contos.

 Novos Talentos

 Com apenas 11 anos, Gabriel Verdan de Souza sem dúvida será a grande atração do evento. Ele acaba de lançar seu primeiro livro: “As histórias de Biel”. São 13 pequenos contos, sendo que alguns foram inspirados em fatos reais, vividos pelo autor.
O escritor é de Vila Velha, e começou a criar suas histórias aos cinco anos quando ainda nem sabia ler e escrever, mas tinha uma tia digitadora. Gabriel é descrito como uma criança sensível e sempre atenta às pessoas que precisam de carinho e atenção.
Saiba um pouco mais sobre cada escritor, pelo site do Diário de Vitória.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: