Publicado por: Katarine Rosalem | 27/07/2009

Prosa Notícias

Literatura, dramaturgia, cinema e música

 

Katarine Rosalem
 

 Hiato Coletivo

O ator, poeta e artista visual, Maurício Fuziyama, vai lançar, nesta terça-feira (28), seu segundo livro de poemas intitulado Hiato Coletivo. O evento terá início às 19 horas, na Escola de Teatro e Dança FAFI. Durante o lançamento, Fuziyama fará um sarau e falará um pouco do processo de criação de suas poesias.
Para animar a festa, a banda Poesias de Umbá, com participações especiais de Monique Rocha, Anselmo Grooge e Fraga Ferri. Para o autor, seu livro é uma reunião de poemas fragmentados que, em conjunto, “compõem uma obra que aborda temas desde o comportamento da sociedade contemporânea, com suas soluções ilusoriamente fabricadas, até o processo de criação e de reflexão sobre o fazer poético”.
Ele destacou ainda que outro tema presente nos poemas está ligado à individualidade perante o coletivo. “É a tentativa do poeta compreender o limite tênue entre o eu e o outro”, completa Fuziyama.
Em 2004, Fuziyama lançou Gritos, Sussurros e Dedo na Ferida. Ele é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Participou de exposições coletivas, realizou vídeos na cidade de Vitória e atuou em diversas montagens teatrais.

Oficina de dramaturgia na Fafi

Por falar em Escola de Teatro e Dança Fafi, a instituição promove oficina com o tema “Avião de Papel: A Palavra Sonora na Dramaturgia”, que faz parte do projeto nacional Sesc Dramaturgia: Leituras em Cena.
Estão sendo oferecidas 25 vagas e as inscrições podem ser feitas até amanhã (28), na própria Fafi, localizada na avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro. A promoção é da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc).
O diretor musical, teatral e músico, Daniel Belquer, do Rio de Janeiro irá ministrar a oficina. As aulas terão início no próximo dia 3 de agosto, das 8h às 12h, e são direcionadas a atores e diretores de teatro, estudantes de letras e áreas afins.
Os participantes vão receber certificados de participação. Para assistir as aulas, além de se inscrever os interessados devem entregar um breve currículo de atividades artísticas já desenvolvidas, que servirá como requisito para escolha dos candidatos. O resultado dos selecionados vai ser divulgado no dia 31, na prórpia escola.

Abertas inscrições para o 5º Festival de Vídeos Universitários

Se você é universitário e tem algum vídeo feito a partir de 2007 guardado esperando a oportunidade de concorrer a um prêmio com ele, sua chance chegou.
Já estão abertas as inscrições para o 5º Festival Nacional de Vídeos Universitários – REC 2009.
O festival acontece na Faculdade Faesa entre os dias 15 e 18 de setembro, com o apoio da Prefeitura de Vitória. Universitários de todo país podem inscrever suas produções audiovisuais até o dia 11 de agosto.
Esta edição do Festival REC é comemorativa pelos cinco anos do concurso, e vai premiar as melhores produções de vídeo em oito categorias: Melhor Vídeo, Melhor Documentário, Melhor Ficção, Melhor Animação, Melhor Vídeo Arte, Melhor Vídeo Clipe, Melhor Vídeo Publicitário e Melhor Vídeo eleito pelo júri popular.
As inscrições podem ser feitas pelo site do festival ou na Coordenação do Curso de Comunicação Social da Faesa, no campus de São Pedro. Serão aceitos vídeos produzidos a partir de janeiro de 2007 e que tenham no máximo 20 minutos de duração. Para a categoria Melhor Vídeo Publicitário, o tempo máximo é de dois minutos.
O Festival REC promove uma mostra competitiva, mostras livres, exibições de longas metragens, oficinas, debates e palestras com profissionais de destaque do cinema nacional. No ano passado, o festival contou com um público de mais de 3 mil pessoas e recebeu 375 vídeos enviados por alunos de 93 universidades brasileiras.

TVE mostra festa musical na Rua da Lama

A TVE (canal 2) preparou uma série de quatro programas sobre o Batuke Musike, show musical que aconteceu no dia 19 de junho na rua da Lama, em Jardim da Penha, e abriu as comemorações do Ano da França no Brasil, em Vitória. O evento, segundo cálculos da Polícia Militar, foi assistido por mais de seis mil pessoas.
Os quatro especiais serão apresentados a partir desta terça (28) a sexta-feira (31), sempre às 18h30, com reapresentações no sábado (1º), das 14 às 16 horas, em no domingo, das 17 às 18h30.
No primeiro programa, na terça (28), o telespectador vai poder conferir as performances do grupo Coletivo Vix, da cantora Julle Victoria, e da Banda de Congo Amores da Lua.
Na quarta-feira (29), exibição do show da banda francesa Yolk, que foi especialmente convidada para o evento e apresenta uma mistura de rock inglês, música eletrônica e sons étnicos.
Na terceira noite, quinta-feira (30), outra parte da apresentação do Coletivo Vix, da cantora Julle Victoria, e da Banda de Congo Amores da Lua.
Já na sexta-feira (31), fechando a série Batuke Musike, a TVE mostra o show do Bloco Bleque, grupo capixaba que tem um mix de estilos musicais em formato de bloco carnavalesco. O repertório abrange sucessos de Jorge Ben Jor, Tim Maia, Chico Science, O Rappa, Alceu Valença, Zé Ramalho, entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: