Publicado por: Katarine Rosalem | 29/07/2009

Prosa Notícias

Audiovisual, poesia, artesanato, biblioteca e mais…

 
Katarine Rosalem

 

Fim das inscrições para o 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul

Termina amanhã as inscrições para o 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul, voltado para jovens participantes de projetos sociais que utilizam o audiovisual como forma de expressão e integração.
Podem se inscrever na mostra competitiva jovens de até 24 anos integrantes de projetos sociais de organizações da sociedade civil. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site do festival http://www.festivaljovem.org.br . Serão aceitos trabalhos em qualquer formato, finalizados em 2007, 2008 ou 2009.  
FestivalO evento acontecerá de 22 a 26 de setembro, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória). O festival abre espaço para reflexão, debates e palestras com realizadores, convidados e público em geral.
A mostra é competitiva e quatro produções receberão o Troféu Caleidoscópio. O vencedor do júri popular, além do troféu, leva pra casa um prêmio de R$ 1500,00.
O Festival
O festival nasceu da necessidade de promover o intercâmbio entre os jovens realizadores integrantes de instituições que promovem a formação audiovisual. Dessa forma, a iniciativa contribui para dar visibilidade a essa produção jovem, estimulando a troca de experiências e a continuidade dos projetos. Ao oferecer um espaço de exibição para as obras audiovisuais realizadas por jovens, o Festival se propõe a ser um fórum para a discussão dos direitos de crianças e adolescentes enquanto produtores e receptores de conteúdo audiovisual.
A cada edição o evento tem crescido, mostrando a força e a qualidade do trabalho produzido por jovens. Na primeira edição, em 2004, foram exibidas 31 obras. No ano passado, a 4ª edição exibiu 65 trabalhos de Brasil, Uruguai e Argentina.
O 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul é realizado pelo Instituto Galpão (Vitória/ES), em parceria com a Aldeia – Agência de Audiovisual (Fortaleza/CE) e o Instituto Marlin Azul (Vitória/ES), com patrocínio do Instituto Votorantim através da Lei Rouanet.

Poetas capixabas vão mostrar sua cara

Acontece nesta sexta-feira (31) o evento “Poeta Mostra a tua Cara”, na Casa do Congo, em Serra Sede, no município de Serra. O evento será um grande sarau de poesias e declamações realizadas pelos poetas residentes no município. As atividades terão início às 18h30, com o encerramento da “Exposição CTC 29 anos”.
Cada artista terá de três a cinco minutos para se apresentar declamando suas obras. Durante o encontro, os poetas serão convidados a expor seus trabalhos e a se cadastrar, para participar de eventos futuros, não só em Serra, mas também em outros estados brasileiros, e para fortalecer os artistas locais.
A Setur cadastrará os participantes, dando início ao Mapeamento Cultural da Serra, que compilará informações sobre quem, quantos e onde estão os poetas serranos.
De acordo com o titular da Setur, secretário Cleber Lanes, o mapeamento será importante porque permitirá ao município traçar e desenvolver políticas culturais mais próximas da população.
“Sabendo quem são os nossos poetas, poderemos incluí-los nas futuras apresentações do município. Todos podem participar, desde aqueles que já são conhecidos àqueles que ainda não publicaram seus trabalhos. Queremos somar e difundir cultura”, explicou Lanes.
Novidades
O “Poeta, mostra a tua cara” promete encantar não só pela beleza das trovas e versos, mas pela apresentação visual das obras.
As novidades são as trovas colocadas em pipas e o tapete de trovas, que estão em exposição na Casa do Congo da Serra, em Serra Sede, que também será palco do evento no último dia do mês.
Poetas, trovadores, repentistas, violeiros e repentistas do movimento Hip Hop também podem participar.
O evento tem o apoio da Secretaria Municipal De Turismo, Cultura Esporte E Lazer Da Prefeitura Municipal da Serra, Casa do Congo Mestre Antonio Rosa e da Academia de Letras e Artes da Serra.
Confira:
Poeta Mostra A Tua Cara – Encerramento da Exposição CTC (Clube dos Poetas Trovadores Capixabas) 29 anos de Fundação.
Onde: Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, Praça João Miguel, SERRA SEDE.
Quando: 18h30 às 20h30m
Entrada e participação gratuitas
Inscrições: Na hora.
Público Alvo: Pessoas que produzem POESIAS com Livros publicados ou não e preferencialmente moradores da SERRA.

Artesanato nacional e internacional na Ufes

A cultura de diversas regiões do Brasil e do exterior e a criatividade de artesãos e artistas encantarão quem for à Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (Feincartes), que será realizada desta sexta-feira (31) até o dia 09 de agosto.
A Feincartes acontecerá no estacionamento do Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), das 15 às 22 horas, e os ingressos custarão R$ 5,00. As pessoas com mais de 60 anos pagam meia entrada. Já para crianças de até 12 anos o acesso é gratuito.
Peças de 16 países e 12 estados brasileiros estarão num único espaço e poderão ser adquiridas a preços mais acessíveis. A Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda (Setger) contará com quatro estandes onde poderão ser conferidos trabalhos desenvolvidos por artesãos que trabalham na Praça dos Namorados e fazem parte do Projeto Artes na Praça.
A Prefeitura também terá um estande institucional. Em todos eles serão apresentadas ações desenvolvidas pelo município. Segundo o secretário de Trabalho e Geração de Renda, Domingos Sávio Gava, quem for à feira se surpreenderá, pois serão milhares de peças dos lugares mais diversos expostas num único espaço.
“Também haverá espaço para artesãos e artistas locais organizado, que usam a criatividade, fazerem sua arte de maneira caprichosa e transformar o trabalho em renda”, destacou o secretário.

Projeto Atitude Jovem na Ilha do Príncipe

Teatro, poesia e grafite são algumas das apresentações do 2º Festival Ilha do Príncipe de Talentos. Mostrando seus talentos, como música, dança e malabares, jovens da Capital irão participar do Festival, que acontece, nesta quinta-feira (30), às 18 horas.
O evento é promovido pelo Projeto Atitude Jovem e entrada é gratuita. Além de ser um espaço para meninas e meninos se apresentarem, o Festival tem o objetivo de mobilizar os jovens do bairro a participarem do Atitude Jovem.
“É importante que eles compareçam ao Festival, não só para se divertir, mas também para conhecer o Atitude Jovem e fazer parte deste projeto”, afirma a coordenadora do Projeto, Suelen Agun.
No Projeto Atitude Jovem, jovens moradores da Ilha do Príncipe, com idade entre 15 e 24 anos, tem a oportunidade de retratar a realidade em que vivem por meio dos núcleos de comunicação e protagonismo juvenil.
Nos Núcleos, os jovens aprendem, por meio das artes, como teatro, fotografia, vídeo, histórias em quadrinhos, entre outros, a exporem a realidade do bairro a partir da visão deles. Outras informações pelo telefone 3132-4042.

Programação especial para comemorar os 68 anos da Biblioteca Pública Municipal de Vitória

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, localizada dentro da Escola de Teatro e Dança Fafi e vinculada à Secretaria de Cultura de Vitória, comemora 68 anos de existência, nesta quarta-feira (29). Para celebrar a data, ela preparou uma programação especial de três dias.
Para começar, nesta quarta, das 10h às 15h, haverá contação de histórias com João Vitor Lemos. À noite, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal, acontece um bate-papo da Biblioteca com o tema Adelpho Poli Monjardim: vida e obra.
Para a conversa, estão convidados o ex-prefeito de Vitória, Setembrino Pellissari, o historiador Gabriel Bittencourt e o escritor Leonardo Monjardim. Na quinta-feira (30), haverá mais duas sessões de contação de histórias com Ângela Batestin (bibliotecária da EMEF Padre Anchieta), às 10h, e Genilda Quirino (bibliotecária da EMEF Anacleta Schneider Lucas), às 15h. Na sexta-feira (31), a partir das 19h, estão previstos lançamentos de livros sobre Adelpho Poli Monjardim, publicados com apoio da Lei Rubem Braga.
“A Biblioteca Adelpho Poli Monjardim é uma instituição de grande importância para os moradores da Grande Vitória. Ela contribui para a formação das pessoas por meio de empréstimos de livros, publicações de novos autores, promoção de palestras e está sempre envolvida com o incentivo à leitura, atuando no meio cultural da cidade”, destaca a coordenadora da Biblioteca, Eugênia Broseguini.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: