Publicado por: Katarine Rosalem | 07/09/2009

Prosa Notícias

Muita festa para os 458 anos de Vitória, cursos gratuitos e esquete teatral na Fafi

 

A capital vai ferver durante comemorações dos 458 anos

Nesta terça-feira (08) o cantor Lenine dará início aos shows musicais em comemoração aos 458 da capital do Espírito Santo. Ele irá se apresentar no show Viva Vitória, que acontece a partir de 16 horas, na Praia de Camburi. O show de Lenine está previsto para começar às 21h45.
Lenine
O artista nasceu em Recife (PE) e foi para o Rio de Janeiro no final dos anos 70. O motivo: “naquela época tínhamos pouco espaço ou recursos para música em Recife. O Rio seria um possível ou provável crescimento”, conta.
O primeiro CD, “Baque Solto”, foi lançado em 1983. Morando junto com um grupo de amigos-artistas, Lenine compôs e criou, tentando sobreviver numa época em que seu som era uma mistura do regional com MPB e o mercado só trabalhava com o rock. Essa fase, segundo o cantor, não foi fácil, mas certamente foi fundamental para o que ele faz hoje.
De todos os CDs, o artista elege “Olho de Peixe” (1992) como o mais importante de sua carreira. “Foi com ele que descobri que a música poderia me levar a qualquer lugar”.
Quem for à Camburi, terá a oportunidade de escutar músicas que agregam manifestações musicais brasileiras e de outros cantos do mundo. Isso porque o cantor tem a fama de produzir sons que não se encaixam em um único gênero e desconhecem limites.

Maestro Isaac Karabtchevsky no concerto Presente para Vitória

Dando continuação às comemorações de aniversário de Vitória, na quarta-feira (09), a partir das 20h, a Praia de Camburi será palco de um concerto inesquecível: o Presente para Vitória.
Na ocasião, a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e a Orquestra Camerata Sesi dividirão o mesmo palco sob a regência do grande maestro Isaac Karabtchevsky.
Os músicos serão ainda acompanhados por mais quatro corais: Coro da Câmara de Vitória, Coro Camerata Ifes, Coral do Sesi e Coro Canto Livre, de Cachoeiro de Itapemirim. No total, 90 pessoas estarão no palco.
Isaac Karabtchevsky
Nascido numa família russa, tornou-se a maior referência em regência no Brasil. Karabtchevsky é diretor musical da Orchestre National des Pays de la Loire, na França. No Brasil, é diretor artístico e regente titular da Orquestra Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
O maestro já foi diretor da Orquestra Sinfônica Brasileira (de 1969 a 1996) e do Teatro La Fenice de Veneza, Itália (1995 a 2001). Atuou como diretor artístico da Tonkunstler Orchester, de Viena (1988 a 1994), e já dirigiu concertos e óperas na Staatsoper, na Volkssoper e no Musikverein, com reconhecido sucesso.
Ao longo da carreira, se apresentou em numerosos teatros e salas de concerto, com destaque para: Concertgebouw, em Amsterdam; Royal Festival Hall, em Londres e Carnegie Hall, em Nova York.
Considerada um dos mais importantes organismos culturais do Estado, a Ofes foi criada em 1977, a partir de um projeto elaborado pela professora de piano Sônia Cabral, então coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural do Espírito Santo.

Evento discute ações de preservação do patrimônio cultural de Vitória

Também na quarta-feira, em comemoração ao 458º aniversário da Cidade de Vitória e ao Dia Municipal da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, comemorado no dia 17 de setembro, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) promoverá uma mesa redonda sobre Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – políticas, ações e desafios.
O evento acontece das 9h às 12h30, no Centro Cultural Majestic, Centro da Cidade. O evento tem como objetivo gerar conhecimento das ações de diversas entidades que envolvem a preservação do patrimônio, buscando também formular proposição de novos projetos compartilhados que reforcem as ações atuais.
A composição da mesa redonda proposta prevê as seguintes entidades e temáticas: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – preservação dos bens patrimoniais de interesse nacional; Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – preservação dos bens patrimoniais de interesse do Estado do Espírito Santo; e Secretaria Municipal de Cultura -preservação dos bens patrimoniais imateriais e móveis de interesse de Vitória.
Ainda completam a mesa de discussão a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade – preservação dos bens patrimoniais imóveis de interesse de Vitória; Companhia de Desenvolvimento de Vitória – preservação do patrimônio histórico-cultural; Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – formação profissional voltada para a preservação de bens de interesse histórico-cultural e Instituto Goia – formação de mão-de-obra voltada para a preservação de bens de interesse histórico-cultural.

Capacitação para jovens da capital em 17 cursos gratuitos

Vão até o dia 11 de setembro as inscrições nas oficinas gratuitas oferecidas no Centro de Referência da Juventude (CRJ). Jovens moradores de Vitória, com idade entre 15 e 29 anos, podem se inscrever. Ao todo, são 17 cursos nas áreas de esporte, cultura e profissionalização.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no CRJ. Inglês, teatro, fotografia, cavaquinho, skate e rádio são algumas das opções. As aulas têm início no dia 14 de setembro e cada jovem pode participar de mais de uma oficina.
O coordenador do CRJ, Max Dias, ressalta que a proposta é que os jovens adquiram novos conhecimentos artísticos e culturais por meio das atividades oferecidas.
“Nas oficinas, o jovem tem a oportunidade de desenvolver alguma atividade cultural e artística que pode contribuir para sua vida, seja nos estudos, no trabalho ou no relacionamento com sua família e comunidade. Muitos ex-alunos conseguiram se inserir no mercado de trabalho porque participaram das atividades do CRJ”, completa o coordenador.
Para ser inscrever, é necessário levar um documento oficial com foto e comprovante de residência. O CRJ funciona de segunda a sexta, das 13 às 21 horas. Mais informações, pelo telefone (27) 3132-4042.

Nesta quarta, esquete teatral Primatas na Fafi

A Escola de Teatro e Dança Fafi apresenta, nesta quarta-feira (09), a partir das 18 horas, a esquete teatral Primatas. Em seguida, é a vez do espetáculo de dança Guernica.
A coreografia, executada por alunas do 1º ano do Curso de Qualificação em Dança Contemporânea é inspirada no quadro homônimo do pintor Pablo Picasso.
As duas apresentações acontecerão no auditório da Fafi, e logo após haverá debate sobre o Processo de Criação na Dança Contemporânea. A entrada é franca. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: